11-3230-8002 | 11-99362-3736 contato@indenizacaoaerea.com.br

O extravio de bagagem é uma daquelas coisas que podem ser suficientes para acabar com uma viagem. Afinal de contas, na mala está tudo aquilo que você levou tanto tempo para arrumar e de que mais precisa para sua estadia no exterior. Por isso vale a pena tomar algumas medidas de prevenção para evitar um pesadelo desses.

Como prevenir o extravio de bagagem

A prevenção do extravio de bagagem requer alguns cuidados simples, porém muito importantes. Em primeiro lugar, coloque não apenas uma, mas duas identificações na bagagem, uma no exterior e uma no interior (para caso a primeira seja danificada). Aproveite e, junto com a identificação interior, coloque uma cópia do seu itinerário.

Outra dica importante para prevenir o extravio de bagagem é tirar fotos de tudo. Quer dizer, tirar fotos das malas, para que possam ser facilmente identificadas (imagens são muito mais eficazes que descrições pela memória), e dos conteúdos das malas. Neste último caso, trata-se de uma prevenção para a circunstância de precisar reclamar os itens perdidos a uma seguradora. Conheça os direitos dos passageiros em casos de extravio de bagagem.

Atenção para furtos

Infelizmente uma das razões de extravio de bagagem que mais tem crescido nos últimos anos são os furtos. Algumas dicas que podem ajudar a prevenir esse problema são chegar rapidamente às esteiras para pegar a bagagem, evitar malas muito caras ou chiques e não dispor cartão de visita na etiqueta da mala. Além, é claro, de manter as bagagens a todo tempo sob sua guarda.

Depois que já aconteceu o extravio de bagagem

Se mesmo tomando todas essas precauções você passou por um extravio de bagagem, deverá tomar algumas atitudes imediatamente. A primeira é preencher os formulários de perda de bagagem no aeroporto logo que possível. Para tanto, precisará ter em mãos as informações do voo, passagem e descrição da mala (podem ser as fotos). Apresente também o maior número possível de recibos dos bens que está levando, além de uma lista de todo conteúdo. Leia nesse texto as obrigações das empresas aéreas em casos de extravio de bagagem.

Se você passou por algum problema com seu voo, procure um advogado de sua confiança. Conheça, nestes posts, os direitos dos passageiros em casos de cancelamento de voo, extravio de bagagem e atraso de voo. A equipe da Indenização Aérea é extremamente preparada para solucionar casos de abusos de empresas aéreas e está à disposição para ajudá-los.