11-3230-8002 | 11-99362-3736 contato@indenizacaoaerea.com.br

Para dirigir no exterior não basta ter CNH, é preciso ter uma permissão internacional para dirigir (PID). Essa é uma dúvida importante que muitas pessoas têm, principalmente quando estão planejando viagens bem longas. Vamos falar sobre como solicitar sua PID e dirigir livremente em outros países.

O que é a permissão internacional para dirigir?

A coisa mais importante para saber sobre a permissão internacional para dirigir é que ela não substitui a CNH. Por isso, não adianta tirar a PID e não levar entre os documentos de viagem a habilitação nacional. A PID é um documento que contém a tradução certificada das informações presentes na CNH em 7 idiomas: inglês, alemão, árabe, português, chinês, russo e espanhol.

Que países aceitam a permissão internacional para dirigir?

A permissão internacional para dirigir é obrigatória apenas para brasileiros que pretendem dirigir por um período maior que 180 dias nos países signatários da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário ou que firmaram com o Brasil o Princípio da Reciprocidade. Você pode achar a lista desses países facilmente na internet.

Como solicitar a permissão internacional para dirigir?

A primeira coisa necessária para solicitar uma permissão internacional para dirigir, já ficou claro, é uma CNH válida e que não esteja suspensa. O pedido é feito junto ao Detran, que exige original e cópia dos seguintes documentos: CNH com foto; documento de identidade (RG); comprovante de pagamento da taxa de emissão da PID; passaporte (para países que não exigem passaporte, basta apresentar o RG).

Por fim, a PID é impressa ou com a mesma validade da CNH, ou com a validade de até três anos, o vencimento que acontecer primeiro. O valor da taxa cobrada varia de estado a estado. Consulte o seu Detran para mais informações.

Se você passou por algum problema com seu voo, procure um advogado de sua confiança. Conheça, nestes posts, os direitos dos passageiros em casos de cancelamento de voo, extravio de bagagem e atraso de voo A equipe da Indenização Aérea é extremamente preparada para solucionar casos de abusos de empresas aéreas e está à disposição para ajudá-los.