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Foi anunciada, no começo deste mês, a falência da companhia francesa Aigle Azur. Com a decisão, foram suspensos diversos voos por falta de recursos para garantir as operações, o que deixou milhares de brasileiros sem passagem.

Isso porque, com a falência da companhia francesa, foram cancelados todos os voos para o Brasil (Campinas-Viracopos), no dia 5 deste mês. Segundo um comunicado divulgado no mesmo dia, o cancelamento foi necessário para obedecer a algumas regras de segurança. Depois disso, no dia 10, todas as vendas de passagem foram suspensas.

Passageiros ficam desamparados e pagam caro com falência da companhia francesa Aigle Azur

Entre os passageiros prejudicados pela falência da companhia francesa, as reclamações eram variadas. Além de cancelar os voos, a Aigle Azur fechou as portas em Paris, deixando os passageiros sem qualquer tipo de assistência. Outro aborrecimento comum foi que, para não perder compromissos, alguns consumidores tiveram de comprar novas passagens, pagando muito a mais, sem nem sequer ter recebido o reembolso do valor pago originalmente.

Conhecer a situação da companhia aérea é bom, mas ela continua sendo responsável por cancelamentos

Alguns passageiros prejudicados pela falência da companhia francesa se culparam por não se informar previamente sobre a situação financeira da Aigle Azur. Mas a pergunta é: isso exime a responsabilidade da empresa? E a resposta é não. Apesar de estar em recuperação judicial, a companhia aérea continua devendo cumprir as regras da ANAC.

É por isso que, mesmo em falência, as empresas aéreas devem observar os direitos dos passageiros. Em caso de cancelamentos, a companhia deve: realizar reembolso integral do valor da passagem e reacomodar passageiros em outros voos com o mesmo destino.

Se você passou por algum problema com seu voo, procure um advogado de sua confiança. Conheça, nestes posts, os direitos dos passageiros em casos de cancelamento de voo, extravio de bagagem e atraso de voo A equipe da Indenização Aérea é extremamente preparada para solucionar casos de abusos de empresas aéreas e está à disposição para ajudá-los.