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O transporte aéreo é a opção de transporte mais rápida e segura que existe. Sabendo disso, milhares de passageiros se locomovem por aviões todos os dias. No entanto, muitas vezes, essa rapidez é atrapalhada por imprevistos como o atraso de voo. Quando esse atraso de voo causar danos aos passageiros, as empresas aéreas deverão indenizar os passageiros.

São diversos os danos que um passageiro pode sofrer com atraso de voo. Podem ocorrer danos materiais, como, por exemplo, os gastos extras que o passageiro terá que fazer ou pela perda de um compromisso que lhe acarretará prejuízos financeiros. Os danos também podem ser morais como a perda de um dia de férias, do enterro de parente ou de um compromisso pessoal muito importante.

Dos direitos dos passageiros em atraso de voo

Nos casos de atraso de voo, as empresas aéreas devem respeitar diversos direitos do passageiro. Dependo das horas de atraso, as companhias deverão oferecer facilidades de comunicação, alimentação, transporte e, até, hospedagem. Leia mais sobre os direitos dos passageiros em casos de atraso de voo aqui.

Perda de conexão por atraso de voo

Frequentemente ocorre de, devido a um atraso em um primeiro voo, passageiros perderem a conexão que fariam no aeroporto de destino do voo atrasado ou cancelado. Nestes casos, a companhia aérea que operou o voo atrasado deverá indenizar os passageiros pelos danos morais ou materiais sofridos. Leia mais sobre os direitos dos passageiros em casos de perda de conexão aqui.

Documentos necessários para ser indenizado por atraso de voo

Em caso de atraso de voo, o passageiro deve produzir e guardar o máximo de provas possível para usar no processo judicial. Por exemplo: caso a empresa aérea não pague hospedagem devida e os passageiros durmam no aeroporto, é importante que se tire fotos dessa noite passada no aeroporto. Caso o passageiro perca algum compromisso pelo atraso de voo, é importante que se guarde comprovantes desse compromisso (Leia mais sobre perda de compromisso por atraso de voo aqui). Além disso, devem ser guardados todos os comprovantes de gastos extras ocorridos pelo atraso de voo.

Resumindo, os documentos necessários para uma ação por atraso de voo são:

1) Documentos pessoais dos passageiros que irão entrar com a ação (RG, CPF e comprovante de residência)

2) comprovante de compra da passagem (pode ser confirmação enviada por e-mail)

3) comprovantes de cancelamento do voo e das alterações ocorridas (bilhetes de voo ou outros comprovantes)

O que fazer em caso de atraso de voo

Mesmo se a companhia aérea fornecer alimentação, hospedagem e encaixar o passageiro em outro voo, será devida indenização pelos danos sofridos. Por isto, guarde todos os documentos, como bilhetes de voo, comunicações da empresa aérea e comprovantes de check-in. Ao fim da viagem, procure um advogado de sua confiança. A equipe da Indenização Aérea é extremamente preparada para solucionar casos de atraso de voo e estamos a disposição para ajudá-los.